Contabilidade de custos é importante nas contas das empresas de produção;

Contabilidade de custos é importante nas contas das empresas de produção
A aprovação e a entrada em vigor do SNC não contemplou a elaboração obrigatória da demonstração de resultados por funções, cuja elaboração pressupõe a adoção de uma contabilidade de custos por parte das empresas dotadas de um processo de conversão de matérias ou materiais em produtos mais próximos da utilidade final. António Pires Caiado, em trabalho publicado na revista Contabilista, explica os aspetos mais relevantes da contabilidade de custos que têm impacto direto nas operações de fecho e de apresentação das demonstrações financeiras anuais.
O docente universitário chama a atenção para o facto da NCRF 18 conter um conjunto resumido de princípios, critérios e procedimentos que dizem respeito à contabilidade de custos, cuja adoção é obrigatória por parte das empresas de produção. A contabilidade financeira necessita de tais informações para preencher certos elementos que constam das demonstrações financeiras. Também a NCRF 17 é dedicada à agricultura e é caraterizada por um conjunto alargado de conceitos relativos a produções que são similares às das entidades produtivas e em que se aplicam integralmente os critérios previstos. No entanto, a entidade normalizadora optou por seguir o modelo internacional em que a mensuração decorre do justo valor e não de um sistema contabilístico.
António Pires Caiado adianta ainda que os gestores das entidades produtivas e agrícolas não dispensam a obtenção dos dados referentes aos custos de produção, pelo que a contabilidade de custos continua a ser uma base relevante para a obtenção desta informação, sempre na ótica do princípio do custo-benefício. Em mercados crescentemente agressivos, em que as empresas operam, os gestores não podem enfrentar os desafios colocados pela penetração e comercialização dos seus produtos e serviços sem o conhecimento dos seus custos. Em matéria de lançamento de novos produtos, de conquista de novos mercados, as opções estratégicas dos empresários não podem ser fundamentadas sem disporem de informações atempadas sobre as suas consequências em matéria de resultados.
27/03/2020
Partilhar
Comentários 0